Política de Segurança e Saúde do Trabalho
1.OBJETIVO
Definir diretrizes para Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho de todos os colaboradores que compõem a Engeselt, primando pela prevenção baseada no cumprimento da legislação pertinente em vigor, como também no controle das medidas protetivas, no intuito do eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos com aplicação de melhorias contínuas, que envolvem as atividades de projetos de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações, manutenção, fiscalização e execução de serviços em redes de distribuição de energia elétrica.
2.APLICAÇÃO
Esta Política se aplica a todas as empresas do Grupo Engeselt.
3.DIRETRIZES
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Assegurar o cumprimento da legislação vigente relativa à Saúde e Segurança do Trabalho, garantindo a saúde e integridade física dos colaboradores e demais partes interessadas;
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Identificar e eliminar seus perigos e reduzir os riscos nas atividades
Identificar os perigos e riscos existentes nos ambientes de trabalho e a forma como estes afetam todos os colaboradores, priorizando medidas de controle que eliminem, neutralizem ou minimizem a exposição a estes fatores de riscos, por meio de programas e ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, utilizando orientações técnicas de profissionais qualificados, com auxílio do SESMT e da CIPA, visando à eliminação ou redução destes;
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Nenhum trabalho deve ser realizado sem total segurança
Assegurar que trabalho algum seja realizado sem segurança, garantindo a qualquer colaborador o direito de recusa, considerando que nenhuma justificativa, mesmo em grau de urgência, importância ou qualquer outra razão, poderão ser utilizadas para defender possíveis falhas no controle dos riscos à saúde e integridade física dos colaboradores e partesinteressadas;
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Ter consciência da importância da Saúde e Segurança no dia a dia
Promover a internalização das diretrizes desta Política por meio da comunicação interna, utilizando ações de educação, capacitação e envolvimento de seus colaboradores e partes interessadas conscientizando os colaboradores e demais partes envolvidas em nossos serviços, de forma contínua, sobre a importância desta Política para estabelecer um ambiente de trabalho seguro e saudável;
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Investigar, analisar e divulgar todos os acidentes e incidentes ocorridos
Investigar incidentes e acidentes, analisando os danos e perdas causados por estes, identificando as causas que levaram à sua ocorrência, para desenvolver procedimentos de recuperação dos danos, assim como medidas preventivas/corretivas que deverão ser implementadas;
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Ter toda a equipe integrada e comprometida em relação a Saúde e Segurança
Promover a integração da Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho em todos os processos da empresa, envolvendo todos os níveis hierárquicos, bem como a Alta Direção, sobre a responsabilidade de garantir, através de conduta exemplar, a cooperação da equipe no cumprimento destas diretrizes, promovendo a consulta e participação dos profissionais, e onde existam, dos representantes destes, nos assuntos relacionados ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
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Buscar a melhoria contínua dos processos em Saúde e Segurança Ocupacional
Avaliar e realizar revisões, promovendo a melhoria contínua dos processos da nossa Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
4.DISPOSIÇÕES GERAIS
Dúvidas e outras questões referentes à Política de Saúde e Segurança do Trabalho poderão ser cessadas através dos Departamentos Corporativos de Gente, Finanças e de Gestão, além dos profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.